quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que representa a escola nos dias atuais?

A escola é mais que um prédio, é um espaço de multiplicidade de culturas, ideais, pensamentos. É um espaço de transformação. Transformação essa que não se limita a aquisição de conhecimentos de determinada disciplina.



A verdadeira transformação, acredito, se dá na agregação de valores, tais como: solidariedade, cárater, ética, respeito, tolerância e, principalmente, amor.



E isso se dá através do diálogo, na troca de idéias e vivências dos envolvidos nesse processo.



Ora, se nós, educadores, temos como principal atribuição formar seres críticos, como podemos reproduzir, no nosso espaço de transformação, todas as experîências errôneas da nossa sociedade.



Ouço muitos colegas justificarem certas ações dizendo: " Quando estiverem no mercado de trabalho, as coisas serão assim....., temos de condicioná-los".



Penso, então, que estamos formando máquinas. Seres reprodutores e não pensadores.



Acredito ser nossa missão formar cidadãos que, futuramente, através do seu poder crítico, escolherão a profissão, a vida que desejarem.



Sei que, muitas vezes, nos falta equipamentos e, até mesmo, material didático, mas não podemos nos limitar a lamentações. Dentro do possível, devemos proporcionar experiências transformadoras e, quando não estiver surtindo o efeito desejado, repensá-las, reorganizá-las.



As pessoas são diferentes, cada um traz consigo seu repertório cultural e intelectual e, por consequência, a maneira de aprender também se diferem.



Devemos tentar, quantas vezes forem necessárias, "atingir" todos os alunos.



No que diz respeito a indisciplina, o diálogo se faz imprescíndivel para o "diagnóstico" e para elaboração de atividades que busquem somoar ou, pelo menos, amenizar o problema. Temos que aprender a ouvir, pois, muitas vezes, a indisciplina é um pedido de socorro.


















Telma das Graças de Araújo



Educadora



Nenhum comentário:

Postar um comentário